Coluna Vídeo Guia - 1984 a 1986

Editora: 
Jornal O Globo
Data de publicação: 
1984-1986
Páginas: 
59
Digitalizado por: 
Ricardo Jurczyk Pinheiro
Descrição: 

A coluna Vídeo Guia foi escrita por Márcio Ehrlich, e publicada no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, entre 1984 e 1986. Foi o primeiro contato de muitos leitores com os videogames e a microinformática. Tratava de jogos de Atari, Odyssey e Intellivision, além de falar sobre computadores (Commodore 64, TK-90x, CP-400 e até MSX!). Logo, muitas dicas e macetes dos videogames da segunda geração. Além disso, tratava de assuntos relacionados a vídeo, como videocassetes, filmadoras e afins.

Eu tenho esse material guardado desde os anos 1980. Tanto eu quanto meu avô recortamos as colunas do jornal (saía dentro do caderno de Classificados) e guardamos. E finalmente digitalizei todos os jornais que eu tenho, num total de 59 colunas. As imagens foram tratadas (na medida do possível), e as partes cortadas foram remontadas (como na série sobre o jogo Raiders Of The Lost Ark). Algumas colunas não tem data definida, portanto estão no final. Há muito pouca informação online a respeito dessa série de colunas.

Espero que vocês gostem dessa preciosidade da história dos videogames no Brasil. Todo o trabalho foi muito penoso e lento, mas recompensador.

Avaliação: 
Average: 5 (12 votes)

Comentários

Foto de edsonvilar

Um material fantástico para todos que querem conhecer ou viveram essa época mágica.

Hoje mesmo estava comentando no grupo do Odyssey sobre essa coluna. Realmente era a única fonte sobre videogames e afins. Eu também tinha guardado várias páginas do jornal com a coluna, mas infelizmente foram detonadas quando ficaram guardadas no armário. Já tinha pesquisado sobre esse material, mas nunca tinha encontrado referência alguma. E hoje, para minha surpresa, recebo esse presente e fiz questão de me cadastrar no site pra fazer o comentário. Meus parabéns pela iniciativa e muito obrigado por disponibilizar esse verdadeiro tesouro.

Prezado Ricardo. O documento ficou com algumas páginas em branco.

Foto de rjpinheiro

O problema é q o PDF tem 470 Mb, eu coloquei as imagens em TIFF pra não perder qualidade na compressão. Bem, vou gerar uma nova versão em JPEG q deve ficar menor e + fácil de abrir. São 60 páginas no total, só vendo se tem alguma página faltando, mas eu acho q não tem. Vou ver.

Olá. Alguém conseguiu as páginas faltantes no arquivo original da VideoGuia disponibilizado aqui no Datassette? Disponibilize-as.

Foto de leonardo

Enviei uma versão atualizada do arquivo, com tamanho menor mas que a princípio tem a mesma qualidade e também OCR. Acredito que ninguém terá problemas em abrir.

Foto de Alvinho

Olá Amigo, muito obrigado pelo tempo dedicado para disponibilizar esse Lindo Conteúdo Atari. Show de bola . Nota 10 !

Gostaria de agradecer imensamente por essa contribuição! Também colecionava, mas o meu material perdeu-se com o tempo. Parabéns pelo cuidado e empenho na preservação deste tesouro! Lembro-me que foi através dessa coluna que identifiquei a ausência das chaves de dificuldade no meu aparelho e, posteriormente do recall que a Polyvox fez para recolocá-las. Muitíssimo obrigado!