Arisa é construída sobre a base do primeiro programa de comunicação natural da história, desenvolvido por Joseph Weizenbaum, um clássico de 1966.
Seu objetivo é promover um diálogo entre o usuário e sua terapeuta virtual.
Manipular Arisa é como uma divertida viagem no tempo.
Sua aparência é propositalmente em texto simples, levando-nos a lembrar dos antigos monitores de fósforo verde, muito utilizados no passado.
Nesta nova versão, foram feitas diversas melhorias no código original de Weizenbaum, acrescentando novas rotinas e ampliando consideravelmente a sua base de dados e vocabulário em até 3X mais (respeitando o limite que os 48K de memória nos impõe).
Como ele funciona?
Arisa assume o papel de uma terapeuta e vai se comportar como tal em suas respostas.
Ela utiliza de muitas perguntas para manter o diálogo, afinal, ela está nos analisando e isso faz parte do processo terapêutico. Portanto, não espere um comportamento descontraído... Ela foi programada para ser menos emotiva e mais formal.
Lembre-se disso para manter um bom diálogo com ela. Com o tempo, o usuário passa entender melhor como o programa se comporta e acaba por conseguir longas e divertidas conversas terapêuticas.
Você está recebendo neste pack os seguintes arquivos:
* arisa3Te.tap (versão para ler em emuladores, pois dá uma pequena pausa para se ver a tela de abertura)
* arisa3Tk.tap (versão para utilizar em micros reais, como um k7, sem adição de pausa na tela)
* arisa3Tb.trd (versão adaptada para gravar disquetes reais da interface Beta Disk - maiores informações de como transferir este arquivo para um disco real, você encontra no site www.randusr15360.blogspot.com)
* manual arisa.pdf (que é o manual do programa - já configurado para ser impresso numa folha de A4 dos dois lados e ser facilmente montado)